Palestras rediscutem o papel do enfermeiro na sociedade

Publicado em: 16, mai/2009

Durante as palestras ocorridas durante todo o sábado (16/05), os alunos puderam ter uma nova visão do paAlunos expõem trabalhospel do enfermeiro na sociedade. Nos vários temas abordados ficou muita clara a nova posição que o profissional da área vem ocupando cada vez mais nos hospitais e nas atividades de urgência e emergência. Espaço este que requer maior qualificação do enfermeiro e disponibilidade.

“Nós estamos tentando mudar aquela imagem antiga do enfermeiro do hospital. Hoje ele tem ocupado um espaço muito mais expressivo do que foi no passado e a palestra tem esse objetivo: mostrar esse novo papel do enfermeiro na unidade de emergência, que é uma coisa nova e busca muita essa qualificação do profissional enfermeiro. Ao mesmo tempo que tem crescido a urgência, tem crescido essa necessidade de qualificação”, declara Leônidas Moura, enfermeiro do Socorrão e professor da UEMA, que ministrou palestra sobre o tema: “Enfermagem em urgência e emergência no cuidado da vida”.

Câncer de colo de útero

O cuidado de enfermagem a cliente com câncer de colo de útero foi outro tema abordado na I Semana de EnfAparecida Dantas-Enfermeiraermagem da Facema. Para a palestrante, Maria Aparecida A. Dantas, a discussão em torno do problema é de extrema importância, uma vez que embora esta doença já seja bastante antiga, ainda acomete muitas pessoas em diferentes classes sociais.

 ”Hoje era para estarmos com um índice baixíssimo dessa doença no mundo inteiro, mas na verdade acontece o contrário: tem muita gente morrendo tanto nas classes menos privilegiadas como nas mais abastadas. Então é uma área que a enfermagem tem uma participação bastante ativa e a tendência é cada vez mais o enfermeiro se especializar. Por isso buscamos com esta palestra levar um pouco de conhecimento e sensibilizar os acadêmicos de enfermagem nessa luta em combate ao câncer”, diz.

Maria Aparecida é coordenadora do setor de Nefrologia da Casa de Saúde e uma das responsáveis pela implantação e ampliação do serviço de Oncologia do município de Caxias.

Outros temas discutidos no evento foram: “Percepção dos universitários do curso de graduação sobre a ocorrência de alterações emocionais associadas ao trabalho de enfermagem”, por Kátia Andréia, e “O Pedagogo e sua atuação no ambiente hospitalar: um olhar interdisciplinar do enfermeiro”, por Francisca M. Celecina de Sousa (Cineide).

Fonte Facema / Luciana Lobão

Manuais e Normas